Método da Temperatura Basal
Ocorrendo a ovulação, o que sobrou do Folículo se torna o Corpo Lúteo que começa a liberar o hormônio Progesterona, este hormônio faz com que a temperatura corporal se eleve e se mantenha elevada até o final do Ciclo.

Regras
-
Medição diária da temperatura corporal em repouso;
-
Sempre no mesmo horário – variação de 1 hora;
-
Sempre da mesma forma – criar rotina de medição, criar um padrão;
-
Medição sublingual, ao lado do freio da língua (também pode ser retal ou vaginal);
-
Mínimo 5 horas de descanso na noite anterior;
-
Anotação da temperatura em um gráfico;
-
Pode usar Termômetro de Farmácia, mas é bom trocá-lo ao perceber que não está medindo de forma correta.
Análise do Gráfico
Deve identificar qualquer elevação superior 0,2°C acima da linha Basal, a Ovulação é confirmada após 3 dias de Temperatura alta. A temperatura se manterá alta até o final do ciclo.
A linha basal é a linha traçada na temperatura mais alta dos últimos 6 dias antes da primeira elevação mais acentuada. É comum também se usar a média das últimas 6 temperaturas pra traçar a linha basal.

Como o Método da Temperatura é um método que se usado sozinho exigiria uma abstinência muito grande, ele é usado como método auxiliar do Método de Ovulação.
Ajuda Extra na Amamentação
Após conseguir acertar a rotina do seu bebê e já conseguir estabelecer o seu padrão de descanso à noite, você pode iniciar o uso do Método da Temperatura, só lembrando que a temperatura permanecerá baixa enquanto estiver infértil e, dependendo das mamadas do bebê, isso pode durar meses. Sendo assim, durante este período, você terá um gráfico com temperaturas num patamar mais baixo, contudo, assim que ocorrer a ovulação, verá a temperatura subindo e se mantendo elevada por cerca de duas semanas quando ocorrerá a menstruação.
Outros métodos auxiliares como saliva, colo do útero, fitas de LH etc. também podem complementar as informações acerca da fertilidade, porém o nível de ajuda de cada um deles pode variar de mulher para mulher.
"Se você está com dificuldade em determinar sua fase fértil, a tomada diária de sua temperatura durante uns poucos ciclos pode auxiliá-la a indicar se está ou não ovulando." [1]